quarta-feira, 7 de junho de 2017

Os Signos do Zodíaco sob o olhar do Oculto!



Eu resolvi escrever esse texto porque sempre em consulta eu explico de que forma os astros nos influenciam. Sendo a linguagem falada mais simples e direta, fiz uso para esse texto de um autor que embora polêmico, eu admiro e cuja obra que compõe 77 livros, eu já li em quase sua totalidade.

Falo de José Trigueirinho Netto, filósofo espiritualista que procura estimular leitores e ouvintes a descobrirem o próprio eu profundo e a vida maior em que estão imersos, realidades das quais todos podemos estar cientes.

O Zodíaco é faixa celeste demarcada pela eclíptica: nome dado à trajetória aparente descrita pelo Sol ao redor da Terra em um ano, ao longo da qual ele visita sucessivamente os doze signos do Zodíaco. O plano da eclíptica está inclinado cerca de 23 graus e 27 minutos sobre o Equador celeste; corta-o em dois pontos: o equinócio da Primavera (ponto vernal) e o equinócio de Outono.

Nessa faixa estão as Constelações: Áries, Touro, Gêmeos, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Constelações são grupos de estrelas que os antigos batizaram com nomes inspirados por configurações celestes. Trata-se de um fenômeno puramente visual, decorrente da nossa posição geocêntrica: as figuras assim formadas são arbitrárias e não levam em conta distâncias reais.

Do ponto de vista ocultista as Constelações são vórtices de energia onde se revelam e são transmitidos aspectos específicos da “Grande Vida” que alimenta os universos.
As Constelações são as expressões de grandes entidades. Os ciclos Zodiacais servem de referência para a identificação dos efeitos de arquétipos cósmicos sobre a consciência humana e sobre a vida planetária.

As energias simbolizadas pelas Constelações do Zodíaco possuem, cada qual poderes e qualidades peculiares, sempre relativos ao grau de consciência de quem as contata. Dessa forma Trigueirinho nos leva a um interessante caminho por cada signo:

Áries:
Característica: pioneirismo e poder de renovação
Estímulo ascendente: ter coragem para assumir novos passos
Efeitos sobre a personalidade não purificada: presunção e vanglória pessoal

Touro:
Característica: capacidade de plasmar obras superiores na vida material
Estímulo ascendente: canalizar o poder criador para fins evolutivos
Efeitos sobre a personalidade não purificada: degeneração da energia criativa

Gêmeos:
Característica: aproximação entre forma e energia
Estímulo ascendente: unir o mortal ao imortal
Efeitos sobre a personalidade não purificada: dispersão; individualismo extremado

Câncer:
Característica: confirmação da meta
Estímulo ascendente: firmar bases para novos ciclos
Efeitos sobre a personalidade não purificada: incapacidade de perceber o real

Leão:
Característica: reconhecimento do próprio ser no mundo abstrato
Estímulo ascendente: usar evolutivamente a energia do poder
Efeitos sobre a personalidade não purificada: autoritarismo; egocentrismo

Virgem:
Característica: devotamento à obra criadora
Estímulo ascendente: abrir-se ao aspecto cósmico de criação
Efeitos sobre a personalidade não purificada: dificuldades no relacionamento com polaridades

Libra:
Característica: equanimidade e síntese
Estímulo ascendente: tornar-se imagem do real
Efeitos sobre a personalidade não purificada: omissão; rigidez mental

Escorpião:
Característica: entrega incondicional
Estímulo ascendente: fazer-se incorruptível
Efeitos sobre a personalidade não purificada: prepotência; extremismo

Sagitário:
Característica:cura; capacidade de ascender pela sabedoria
Estímulo ascendente: conhecer a verdade e transformar-se nela
Efeitos sobre a personalidade não purificada: inconstância; superficialidade

Capricórnio:
Característica: abundância; impulso iniciático
Estímulo ascendente: participar de processos evolutivos universais
Efeitos sobre a personalidade não purificada: tendência a confundir a luz interna com a mental

Aquário:
Característica: serviço e doação desinteressados
Estímulo ascendente: abrir-se ao novo; estar além das recompensas pessoais
Efeitos sobre a personalidade não purificada: indiferença; instabilidade; promiscuidade

Peixes:
Característica: dissolução da individualidade no Todo
Estímulo ascendente: participar de vida grupal espiritual
Efeitos sobre a personalidade não purificada: fraqueza de caráter; insegurança; interesse pelo ilusório

As etapas da evolução do homem correspondem aos signos, por exemplo: a etapa inicial são vividas nos signos de Áries, Touro, Gêmeos e Câncer. As lutas são vividas por Leão, Virgem, Libra e Escorpião. Já as de realização ficam por conta de Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Os impulsos energéticos dos signos zodiacais podem ser usufruídas pelas almas encarnadas ou não. Desta forma a alma percorre repetidas vezes os doze signos, aperfeiçoando desse modo etapas ainda não completadas ou refazendo provas para superar as próprias limitações.

Como bem explicou Trigueirinho, atualmente as pessoas que vão atingindo certo nível de evolução pouco a pouco vão deixando de se limitar pelas influências zodiacais e começam a utilizar conscientemente a energia de signos específicos, bem como as circunstâncias facilitadoras por eles. Conforme a necessidade, assim, podem prestar maior serviço aos semelhantes, ao mundo e até mesmo ao sistema solar, dependendo do seu grau de consciência.

As almas muito evoluídas libertam-se por completo da ascendência dos signos e contatam realidades mais amplas – os signos Cósmicos: vórtices sintetizadores das energias essenciais do cosmos; podem expressar-se como supra-entidades guardiãs do propósito da Fraternidade Cósmica que representa. Deles provém os arquétipos.

Arquétipo é o núcleo de energia síntese, criado pela mente universal para atuar como polarizador da manifestação de estruturas e padrões que conduzam a existência à meta última a ela reservada.

Um arquétipo é a síntese da perfeição a ser expressa pela vida manifestada; mantém-se preservado em planos profundos e inacessíveis à mentalidade humana comum.

Os movimentos dos astros são consequências diretas das relações invisíveis entre as consciências dos que os habitam. São as condições anímico espirituais que determinam a posição e o percurso dos astros no espaço sideral a fim de certos estados de consciência plasmarem-se e desenvolverem-se no mundo físico.

Por isso que eu sempre saliento em consulta a importância de não interferirmos no nascimento de nenhuma criança. A cesariana necessária porque a mãe ou o bebê correm risco de vida, é válida e lógica e inclusive já está prevista como “determinação” para aquela criança.

Mas erram os pais e o médico que por conveniência, vaidade, luxo determinam o melhor horário e dia para que o filho venha ao mundo.

A alma quando elabora o que eu chamo de “plano de voo”, conta na verdade com determinada configuração astrológica onde se verá plasmada, porque assim terá as ferramentas de que necessita para sua jornada evolutiva. Por isso interferir em um nascimento natural é privar ou dificultar esta alma de absorver aspectos astrológicos que seriam fundamentais para seu desenvolvimento.

“A alma humana está-se elevando do nível mental abstrato para o intuitivo. Ao despertar para a vida interior, o indivíduo do nosso tempo passa a agir sob inspiração da alma e começa a perceber a existência de um núcleo profundo, a monada, no plano cósmico. Mas, ainda que se tenha evoluído bastante, as informações normalmente divulgadas não tem levado isso em conta” (Trigueirinho)

Ely da Costa Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário